PREFEITURA SANTANA

Publicado decreto que regulamenta o AuxĂ­lio GĂĄs

O decreto que regulamenta a Lei nÂș 14.237, de 19 de novembro de 2021, que instituiu o AuxĂ­lio GĂĄs, foi assinado nessa quinta-feira (2) pelo presidente da RepĂșblica, Jair Bolsonaro, e publicado no DiĂĄrio Oficial da União, nesta sexta-feira (3)

Por Redação em 03/12/2021 às 12:32:56

O decreto que regulamenta a Lei nÂș 14.237, de 19 de novembro de 2021, que instituiu o AuxĂ­lio GĂĄs, foi assinado nessa quinta-feira (2) pelo presidente da RepĂșblica, Jair Bolsonaro, e publicado no DiĂĄrio Oficial da União, nesta sexta-feira (3).

As famĂ­lias beneficiadas terão direito, a cada dois meses, a um valor equivalente a 50% da média do preço nacional de referĂȘncia do botijão de 13 quilos (kg) dos Ășltimos seis meses. Esse preço de referĂȘncia serĂĄ estabelecido pela AgĂȘncia Nacional do Petróleo, GĂĄs Natural e BiocombustĂ­veis (ANP).

O AuxĂ­lio GĂĄs é destinado a aliviar o efeito do preço do gĂĄs de cozinha, gĂĄs liquefeito de petróleo (GLP), sobre o orçamento das famĂ­lias de baixa renda. O auxĂ­lio serĂĄ concedido às famĂ­lias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais cuja renda familiar mensal per capita for igual ou inferior a meio salĂĄrio-mĂ­nimo e às famĂ­lias que tenham entre seus membros quem receba o BenefĂ­cio de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a lei regulamentada, o auxĂ­lio serĂĄ também concedido, preferencialmente, às famĂ­lias com mulheres vĂ­timas de violĂȘncia doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgĂȘncia. O decreto que regulamenta a lei esclarece que a concessão preferencial serĂĄ realizada a partir do acesso a informações constantes de banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justiça.

"Não se pode negar a importância dessa priorização, visto que muitas vezes tal pĂșblico passa pelo agravamento de sua condição financeira dado o afastamento do agressor do lar e a consequente subtração de sua contribuição na renda da famĂ­lia. Assim, a previsão busca facilitar o acesso de mulheres em situação de violĂȘncia à transferĂȘncia de valores financeiros que contribuirão com despesas da famĂ­lia", diz a nota publicada pela Secretaria-Geral da PresidĂȘncia da RepĂșblica.

O decreto viabiliza também a implantação do benefĂ­cio a partir de dezembro de 2021, uma vez que pretende-se diminuir o efeito do preço do gĂĄs de cozinha sobre o orçamento das famĂ­lias de baixa renda, tendo em vista o paĂ­s passar por um momento de dificuldade econômica, em consequĂȘncia da pandemia do covid-19.

Fonte: EBC

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL