PREFEITURA SANTANA

Com apenas 25% do estoque de sangue necessário, Hemoal Maceió abre no Carnaval para receber doações

Posto de Coleta de Sangue do Trapiche vai abrir no sábado, segunda, terça e quarta-feira

Por Josenildo Törres em 24/02/2022 às 13:00:56
Carla Cleto

Carla Cleto

Às vésperas do início do feriadão de Carnaval, a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) dispõe de apenas 77 bolsas de sangue, o que representa 25,6% do estoque necessário, que deveria ser de no mínimo 300. Diante desta realidade, o Posto de Coleta do Trapiche, situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), vai abrir para doação de sangue durante o período de momo.

No sábado (26) de Zé Pereira, o Posto de Coleta do Trapiche vai funcionar das 7h30 às 17h. Na segunda (28), terça (1º) e na quarta-feira (2) de Cinzas, o órgão também vai funcionar das 7h30 às 17h. Já no Hemoal Arapiraca, o Posto de Coleta situado no Laboratório Municipal vai captar doadores até esta sexta-feira (25) e retoma o atendimento aos voluntários na quinta-feira (3); até lá, o serviço de dispensação de sangue vai funcionar normalmente.

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato deve ter no mínimo 16 anos de idade, estar portando um documento de identificação com foto e usando máscara. Também é necessário ter boa saúde e peso igual ou superior a 50 quilos.

O voluntário não pode ter contraídodoença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite. Ao comparecer ao Hemoal, é necessário estar bem alimentado, mas, não pode ter ingerido comidas gordurosas.

Com relação às gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, para os doadores que irão repetir o procedimento, é estipulado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Mas se o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Covid-19 – Com relação ao candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente.

No caso do voluntário que tenha sido vacinado contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se a imunização ocorreu com a da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, mas se as vacinas utilizadas foram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL