PREFEITURA SANTANA

Governo de Alagoas e ONU-Habitat iniciam capacitação sobre prevenção à violĂȘncia

Atividades vão acontecer durante toda a semana, com capacitação para órgãos estaduais e municipais

Por Roberison Xavier / Ascom SSP em 23/10/2023 às 19:10:28
 Marco Antonio / Agência Alagoas

Marco Antonio / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, iniciou, na manhã desta segunda-feira (23), um ciclo de capacitação sobre a prevenção ao crime e à violĂȘncia e suas relações com o ambiente. As atividades, que integram o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), começaram com uma discussão sobre a importância das políticas públicas jĂĄ desenvolvidas no estado para a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos, como o Programa Vida Nova nas Grotas.

O evento de abertura, realizado no PalĂĄcio República dos Palmares, em Maceió, também contou com a apresentação de programas estratégicos para os próximos anos, que reforçarão o trabalho preventivo. As ações serão desenvolvidas em conjunto com os municípios de União dos Palmares, Maragogi, Penedo e Santana do Ipanema.

Segundo o coordenador de programas do ONU-Habitat, Alex Rosa, a ampliação da ação conjunta reforça o zelo pelo bem-estar da população. "A gente quer avançar ainda mais. Não basta só reduzir os índices de violĂȘncia, a gente precisa entender o que é trabalhar a prevenção. E isso envolve diversas secretarias, desde as ações sociais, a educação, primeira infância, trabalho em espaços públicos e infraestrutura urbana. É esse entendimento mais global de que a prevenção da violĂȘncia é uma responsabilidade de todos", afirmou.

Ainda houve uma palestra ministrada pelo coordenador de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e especialista no método CPTED (Prevenção ao Crime por meio do Desenho Urbano), tenente-coronel PMDF Isângelo Senna. Ele apresentou experiĂȘncias desenvolvidas na capital federal e que, através do projeto Cidades 2030, serĂĄ implantado nos municípios alagoanos.

O chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran RĂȘgo, falou sobre a importância da capacitação. "Quanto mais tivermos um olhar voltado para prevenir crimes, estaremos aumentando os cuidados com o povo alagoano, principalmente os mais vulnerĂĄveis. É muito bom ver que os gestores municipais estão buscando participar desse trabalho, ampliando as medidas para redução da criminalidade. Estaremos sempre lado a lado dando o apoio necessĂĄrio", disse o oficial.

Outros participantes também enalteceram a oportunidade da disseminação de conhecimento, bem como as ações conjuntas jĂĄ desenvolvidas em prol da segurança da população, como a secretĂĄria-executiva da Mulher e Direitos Humanos, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Dilma Pinheiro, e o superintendente do Programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva.

Também participaram da reunião representantes das secretarias estaduais de AssistĂȘncia e Desenvolvimento Social (Seades), de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e da Secretaria ExtraordinĂĄria da Primeira Infância (Secria).

As instruções seguem divididas em dois ciclos:

— Dias 24 e 26 de outubro: Treinamento sobre o método de Prevenção ao Crime por meio do Desenho Urbano (CPTED) para integrantes da Segurança Pública estadual, das 9h às 17h;

— Dia 25 de outubro: Oficina sobre o método CPTED para os participantes da iniciativa Cidades 2030, liderada pelo ONU-Habitat, das 9h às 13h.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL