PREFEITURA SANTANA

Secretaria de Prevenção à Violência realiza busca ativa por dependentes químicos em Penedo

A ação, coordenada pelo Centro de Acolhimento de Arapiraca, encaminhou três pessoas em situação de rua para tratamento

Por Mirela Melo / Ascom Seprev em 08/11/2023 às 16:03:46
Ascom Seprev

Ascom Seprev

O Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química de Arapiraca, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), efetuou, na noite de terça-feira (7), abordagens com escuta e intervenções psicossociais junto à população em situação de rua do munícipio de Penedo. Na ocasião, três pessoas foram encaminhadas para tratamento na Rede Acolhe.

A ação aconteceu em parceria com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Penedo e com o apoio da Polícia Militar. Durante as atividades, as equipes identificam os indivíduos com necessidade de tratamento para dependência química e orientam sobre as maneiras de reabilitação.

"A população em situação de rua apresenta um alto índice de comprometimento com o uso de álcool ou outras drogas, além de outras fragilidades psicossociais, e que devido a sua condição, muitas vezes não conseguem acionar o serviço ou ter alguém que assim o faça", destacou o coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo.

Após o encaminhamento para uma das 33 comunidades acolhedoras credenciadas pela Seprev, o indivíduo passa até quatro meses em tratamento, podendo ser prorrogado por mais dois. Ao finalizar, ele será acompanhado por agentes da reinserção social e poderá se inscrever em cursos profissionalizantes para reinserção no mercado de trabalho.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL