PREFEITURA SANTANA

Secretaria de SaĂșde e governo federal discutem recursos para a rede estadual

Reunião com representantes do MinistĂ©rio da SaĂșde aconteceu na sede do Conselho Nacional de SecretĂĄrios de SaĂșde, em BrasĂ­lia

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau em 08/02/2024 às 17:46:29
Luiz Dantas

Luiz Dantas

O secretĂĄrio de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, participou, nesta semana, em Brasília, de uma reunião com representantes do Ministério da Saúde (MS). O encontro teve o objetivo de ampliar os investimentos financeiros para a rede estadual de Saúde.

Entre os temas prioritĂĄrios da agenda estão a reorganização da Rede de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia, o Programa Salva Mais, o escritório de Habilitações para Alta Complexidade e a Campanha contra a Dengue.

No encontro, ocorrido no Conselho Nacional de SecretĂĄrios de Saúde (CONNAS), também foram tratadas questões relativas aos recursos humanos da saúde e a relação entre os municípios, os Estados e MS na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Tivemos ótimas notícias quanto à habilitação de nossos serviços de Alta Complexidade e, quanto às produções hospitalares que iremos fazer, teremos incremento nas nossas receitas, podendo assim melhorar a assistĂȘncia e investir em nossos serviços. Também fui informado que o doutor Helvécio Magalhães [secretĂĄrio de Atenção Especial em Saúde do MS] vai nos ajudar na reformulação do Samu, uma prioridade do governo Paulo Dantas. Agradeço em nome do governador e de toda Alagoas tudo o doutor Helvécio tem feito por nós, bem como a nossa ministra da Saúde, Nísia Trindade, e nosso presidente Lula. Estamos firmes, trabalhando e com o coração cuidando desse povo que precisa", enfatizou Gustavo Pontes de Miranda.

Helvécio Magalhães destacou o crescimento da Rede Estadual de Saúde de Alagoas. "Retomando as nossas tratativas no sentido de apoiar o sistema estadual de Saúde, como jĂĄ o fizemos no ano passado, a partir da constatação do crescimento da sofisticação da rede em parceria com os municípios. Um papel importante, seja na Alta Complexidade, UrgĂȘncia e EmergĂȘncia, nas Linhas de Cuidado PrioritĂĄrias, na assistĂȘncia pré-hospitalar e na regulação", ressaltou o representante do MS.

Novas Habilitações

Ainda de acordo com Helvécio Magalhães, o Estado deve receber outras habilitações durante o ano de 2024. "Nós temos, além do que jĂĄ foi feito, muitas habilitações de Alta Complexidade para fazer e elas serão feitas como prioridade. Vamos criar um mecanismo bilateral de comunicação para facilitar essas habilitações, que significa recursos para o Estado, que é necessĂĄrio pelo tamanho e sofisticação da Rede Estadual de Saúde", disse.

Também presente à reunião em Brasília, o secretĂĄrio Executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, destacou o Programa Salva Mais, que integra o Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL). "O Programa Salva Mais, idealizado pelo governo Paulo Dantas, amplia a nossa capacidade de resolução, integrando Bombeiro Militar e Samu para que a gente entregue o maior tempo resposta e assegure a qualificação na assistĂȘncia à saúde pré-hospitalar desses pacientes. Garante em Alagoas, sem dúvidas alguma, um crescimento enorme em qualidade de assistĂȘncia à saúde", enfatizou.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL