PREFEITURA SANTANA

Servidoras da Sefaz são homenageadas por conduzir com maestria o desenvolvimento econômico de Alagoas

Conheça algumas histórias inspiradoras das servidoras que lideram as equipe femininas

Por Karyne Gomes / Ascom Sefaz em 08/03/2024 às 17:47:09
Thiago Sampaio / Agência Alagoas e Ascom Sefaz

Thiago Sampaio / Agência Alagoas e Ascom Sefaz

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste dia 08 de março, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) homenageia as servidoras fazendárias, cujo comprometimento e liderança têm sido fundamentais para impulsionar a melhoria contínua no desenvolvimento econômico do estado. Como parte da homenagem, a Sefaz estendeu na fachada do prédio sede uma faixa com a frase: elas podem muito mais.

"Que possamos celebrar cada conquista diária dessas mulheres empoderadas e que moldam o sucesso da Sefaz. Essa data nos traz um lembrete das lutas históricas das mulheres por direitos iguais. Por isso, orgulho-me em contar com profissionais tão capacitadas e inspiradoras, que promovem a melhoria constante de Alagoas. Que este seja um mês de reafirmação do poder inegável das mulheres. Unidas, fazemos história; juntas, fazemos justiça", destacou a secretária da Fazenda, Renata dos Santos.

Com histórias inspiradoras, essas mulheres não apenas gerenciam a Gestão Financeira, Tributária, Administrativa e Tecnológica, mas também impulsionam a liderança feminina na gestão pública, na qual é essencial para construir um futuro econômico mais sólido e igualitário. Abaixo, você encontrará a história de cada uma das servidoras da Sefaz que lideram a equipe feminina.

No Tesouro Estadual

Laís Albuquerque, superintendente de Operações de Crédito, está há três anos no órgão. A servidora contribui com o Programa Progestão Alagoas, junto ao Banco Mundial, cujo objetivo é melhorar a gestão fiscal, financeira e patrimonial dos recursos públicos. "Tenho orgulho de colaborar com este projeto. A nossa participação se deu desde sua concepção, passando pelas etapas necessárias da contratação e terá perpetuidade durante toda a execução. Por isso, meu interesse por finanças públicas cresceu durante os estudos para os concursos e, como servidora, sinto-me realizada ao participar no desenvolvimento do meu estado", mencionou.

A secretária especial do Tesouro Estadual, Monique Assis, destacou que fazer gestão em áreas majoritariamente masculinas é desafiador. "Mas, com a presença de outras mulheres na liderança, ameniza esse processo e, inclusive, proporciona exemplos femininos inspiradores para futuras gerações de líderes", disse. Na Receita Estadual

Outra servidora é Elka Gonçalves, gerente de Tributação que está há 22 anos na secretaria. Ela é responsável pelo acompanhamento ativo do processo de elaboração da legislação tributária estadual, participa de reuniões para elaborar orientações tributárias direcionadas a contribuintes e servidores, acompanha a elaboração de pareceres em consultas e requerimentos, além de oferecer assessoramento.

"Atuar nessa área me permite vivenciar na prática o processo tributário, com a finalidade de prover a sociedade um serviço de excelência. Desde que ingressei no órgão, percebi uma afinidade pelas atividades nesse âmbito. E assumir esse cargo atual representa um dos meus maiores desafios profissionais. Também me sinto honrada e realizada por ter participado como membro titular do Tribunal Administrativo de Tributos Estaduais e do Programa Contribuinte Arretado, na condição de líder do Grupo de Trabalho", ressaltou.

Na Gestão Interna

Já Maria do Carmo, conhecida como Carminha, é chefe do setor do arquivo geral e atua há 48 anos no Sefaz. Ela desenvolve atividades como recebimento, conferência, movimentação, guarda, despacho de arquivamento e desarquivamento de processos e documentos. Ela colabora em um projeto com o Gabinete Civil e Arquivo Público de Alagoas com o intuito de gerenciar os documentos estaduais de maneira eficiente. "Sempre quis trabalhar na área de arquivo, onde desde o início pude me identificar com esta área, bastante complexa, mas, ao mesmo tempo, apaixonante. A minha maior experiência até hoje é estar a frente desse setor, dedicando-me de corpo e alma, e sou apaixonada pelo que faço", falou.

Segundo a secretária executiva de Gestão Interna, Paloma Tojal, a presença feminina na liderança contribui com competência e determinação. "As mulheres têm capacidade de colaborar e enfrentar desafios com resiliência. Suas contribuições são fundamentais para o sucesso de qualquer equipe ou organização", falou.

Na Tecnologia da Informação

Cibele Gico de Oliveira é auditora de Finanças e Controle de Arrecadação e está há 21 anos na secretaria. É responsável pelo lançamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por manter e atualizar a base de dados de veículos e viabilizar a arrecadação do imposto. Participou do Projeto de Criação do Sistema IPVA online e refez o sistema DAR-CB, quando ainda trabalhava na equipe de sistemas web.

"Boa parte das ferramentas utilizadas pelo pessoal de atendimento, como o histórico do veículo, DAR-CB IPVA proporcional e a tela de correção de dados do IPVA foram desenvolvidas desde a minha entrada no órgão. Isso facilita o trabalho diário e contribui com o atendimento ao público externo. Deixar esse legado é motivo de muito orgulho para mim", enfatizou.

No Posto Fiscal

Por fim, Ana Paula é chefe de equipe do posto fiscal de Novo Lino e está há 19 anos no órgão. A servidora atua na coordenação da equipe, organização de horários, rotinas e atribuições de tarefas. Além disso, é responsável, junto com outros chefes, pela manutenção do posto, solicitação de materiais, serviços de reparo e reposição, abastecimento e manutenção da viatura, e outras demandas.

"Sempre me identifiquei com a contabilidade e participei de diversos cursos e congressos na área tributária. A notícia da nomeação trouxe grande alegria, e assumir novas funções foi bastante desafiador. Mas, sinto-me grata por fazer parte dessa equipe incrível da Secretaria da Fazenda", compartilhou.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL