PREFEITURA SANTANA

Evento voltado ao efetivo feminino marca Dia Internacional da Mulher na PM

Solenidade reuniu integrantes dos quadros de oficiais e praças

Por Fernanda Alves / Ascom PMAL em 08/03/2024 às 17:49:56
Igor Lessa / Ascom PMAL

Igor Lessa / Ascom PMAL

Em números, elas são mais de 1.300, mas na prática elas representam um diferencial que não se pode medir. Neste Dia Internacional da Mulher, a Polícia Militar de Alagoas promoveu um evento para homenagear seu efetivo feminino. A solenidade aconteceu no Auditório da Uninassau, no Farol, em Maceió.

Flores, homenagens e incentivo ao autocuidado marcaram o evento, que recepcionou integrantes dos quadros de oficiais e praças, incluindo alunas dos Cursos de Formação de Praças (CFP) e de Oficiais (CFO).

Sob a presidência do coronel Wellington Bittencourt, diretor de Pessoal, que representou o comandante-geral, coronel Paulo Amorim, o ato solene teve uma mesa de honra composta por mulheres militares: a coronel da Reserva Remunerada (R/R) Valdenize Ferreira, gerente estadual do Proerd; coronel Joana D'Arc, subdiretora de Saúde (DS); a tenente coronel Josiene Lima, chefe da 4ª Seção do EMG; e a tenente-coronel Larissa Omena, chefe do Centro Integrado de Assistência (CIA).

"Queremos no dia de hoje reconhecer e enaltecer mulheres que elevam o nome da corporação ao longo dos anos nas funções que desempenham. As senhoras têm quebrado barreiras e enfrentados desafios que vão muito além de um mero discurso de empoderamento. Que todas continuem encontrando equilíbrio para que alcancem altos voos na nossa corporação, nas instituições e no nosso país com competência e merecimento", pontuou o coronel Bittencourt, acrescentando que o comando da PM e o Governo do Estado têm quebrado paradigmas colocando mulheres em funções estratégicas.

A atividade começou com boa música. O momento cultural foi apresentado pelos integrantes do Centro Musical: sargento Lucas Rojas ao saxofone, sargento Adamour dos Santos no teclado, e cabo Pollyane Ângelo no vocal e violão. O tenente-coronel Epitácio Palmeira, capelão católico conduziu o momento religioso.

A cabo R/R Sandra Márcia foi a veterana homenageada com o rito de continência ao veterano. Na ocasião, ela também foi agraciada com a Menção Honrosa Tenente-coronel Cláudia Falcão. A honraria também foi concedida às militares tenente Liliane Silva, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), sargento Marília Morais e cabo Fernanda Alves, ambas da Diretoria de Comunicação Social (DCS). O diploma reconhece a atuação distinta em prol da PM. A homenagem foi estendida à representante civil, Rafaela Meira Ventura, coordenadora de Comunicação Digital do governador de Alagoas, que também formou a mesa de honra.

"Fiquei honrada em receber esta menção honrosa. Já são 25 anos de serviço nesta corporação. Deixo para todas as policiais femininas uma mensagem de fortalecimento, e peço que lembrem-se sempre que, se estamos aqui hoje, é porque antes de nós foram travados muitas lutas. Em nome de tudo isso, desejo que entre nós haja empatia e que possamos evoluir com sororidade e firmeza nos passos. Mulheres, avante!", declarou a tenente Liliane Silva.

A programação seguiu com a capitã Evelynne Gomes, da DS, que apresentou uma palestra sobre saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama. A psicóloga e tenente-coronel Larissa Omena, promoveu uma reflexão sobre motivação e autocuidado, enfatizando a saúde mental. A coronel R/R Valdenize encerrou com um momento de relaxamento.

Representando a instituição anfitriã, a coordenadora acadêmica da Uninassau disse estar lisonjeada por recepcionar um evento desta natureza. "As mulheres policiais vêm demonstrando sua capacidade e competência em todas as áreas da atuação policial. Sua presença contribui para uma abordagem mais humanizada da segurança pública, além de promover a diversidade e a inclusão dentro das instituições. Estamos na academia de polícia, na docência, na gestão e em qualquer lugar que quisermos estar", destacou Michele Lopes.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL