PREFEITURA SANTANA

Uncisal recebe 350 novos estudantes em dez cursos de graduação

Programação especial, até a próxima quarta-feira, vai apresentar a instituição aos recém-chegados

Por Eduardo Almeida e Danielle Cândido / Ascom Uncisal em 11/03/2024 às 16:36:01
Danielle Cândido / Ascom Uncisal

Danielle Cândido / Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) deu início, nesta segunda-feira (11), a mais um semestre letivo. A instituição recebeu 350 novos estudantes, que ingressaram por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os universitários serão distribuídos em dez cursos de graduação, nas modalidades bacharelado e tecnológico.

Para recepcionar os estudantes, a Comissão Organizadora do Acolhimento da Uncisal (Comorg) preparou uma programação especial, que teve início na sexta-feira passada, com o trote dos feras. As atividades seguem até a próxima quarta-feira (13) e buscam apresentar a universidade e integrar os novos universitários aos serviços ofertados.

Ao longo desta semana, serão apresentados os principais setores da universidade, os programas e projetos de extensão da instituição, os movimentos estudantis e as unidades assistenciais que integram a Uncisal. Na próxima quarta-feira, haverá a "cerimônia do jaleco", na qual os novos estudantes recebem oficialmente a vestimenta.

A estudante de Fisioterapia Dayane Kelly Alves se mostra animada com os novos desafios que a esperam. Ela deixou a cidade de Junqueiro, no interior de Alagoas, onde vivia com os pais, em busca da formação superior. "Inicialmente, fiquei na lista de espera, mas consegui ser selecionada. Estava com um aperto no peito em ter que deixar a família, mas está sendo muito legal viver tudo isso. Estou bastante animada para estudar", afirmou.

O estudante Pedro Medeiros, do curso de bacharelado em Medicina, destaca que a sua formação acadêmica vai possibilitar que ele auxilie outras pessoas. "Tenho certeza que serei um instrumento para ajudar as outras pessoas. Ser aprovado exigiu muito esforço, muito suor, mas estou sendo muito bem recebido aqui na universidade", expôs.

Durante a cerimônia de acolhimento, o reitor Henrique de Oliveira Costa desejou as boas-vindas aos estudantes e destacou o bom momento vivido pela Uncisal, que passou por uma profunda reforma estrutural recentemente e que vem investindo, ao longo dos últimos anos, na modernização e atualização de seus processos e de seus acervos.

"Num passado não muito distante, chegamos a ser apontados como uma das piores universidades do país. Mas essa história mudou. Hoje, estamos entre as 20 melhores. Os nossos indicadores acadêmicos nunca estiveram tão bons. A gente conseguiu fazer uma reforma ampla em nossos prédios e aproveitamos os recursos destinados para a instituição da melhor forma. Portanto, aproveitem bem e cuidem do que é de todos nós", destacou o reitor.

A vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, ressaltou, durante solenidade de acolhimento dos novos estudantes, que a universidade é um espaço de transformação não apenas profissional e desejou boas-vindas aos estudantes.

"Imagino a expectativa de todos vocês para este momento. O ano passado deve ter sido duro de estudar e fazer prova. Estar aqui significa realizar um sonho. Que esse sonho seja feliz e que seja, principalmente, um divisor de águas, e que vocês saiam daqui transformados, não só como profissionais, mas como pessoas", observou.

A pró-reitora Estudantil, Liliane Toscano de Brito, lembrou que, ao longo da caminhada que se inicia, os novos estudantes contarão com uma estrutura institucional de apoio. "A Proest [Pró-Reitoria Estudantil], sempre com o apoio da Reitoria, sempre tenta promover eventos esportivos e culturais, busca dar assistência na área da saúde e desenvolve uma série de iniciativas de apoio", concluiu Liliane Toscano de Brito.

Cursos

Os estudantes que ingressaram nesta segunda-feira (11) foram selecionados para os cursos de bacharelado em Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional e superior tecnológico em Alimentos, Gestão Hospitalar, Radiologia, Segurança no Trabalho e Sistemas para Internet. Há a previsão de que mais 45 ingressem no segundo semestre, especificamente no curso de Gestão Hospitalar.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL