PREFEITURA SANTANA

Sesau promove SeminĂĄrio Estadual da Tuberculose e reĂșne tĂ©cnicos dos 102 municĂ­pios

Evento aconteceu na Uninassau e reuniu técnicos dos 102 municípios alagoanos

Por Fabiano Di Pace - Ascom Sesau em 20/03/2024 às 18:08:53
Olival Santos - Ascom Sesau

Olival Santos - Ascom Sesau

A SecretĂĄria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (20), o SeminĂĄrio Estadual da Tuberculose. O evento, que aconteceu no auditório da Uninassau, no bairro Farol, em Maceió, foi promovido em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que ocorre no próximo domingo (24).

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Combate à Tuberculose, Alda Rodrigues, foram disponibilizadas duas vagas para cada município. "Os profissionais tiveram a oportunidade de discutir estratégias para melhorar, ainda mais, o diagnóstico e tratamento em tempo oportuno dos pacientes", frisou.

O médico infectologista da Sesau, Arthur Paiva, explicou que a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas.

"A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, e precisa ser identificada e tratada em tempo hĂĄbil para evitar o avanço da doença e a contaminação de mais pessoas", destacou.

O secretĂĄrio de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salientou que a Sesau atua prestando apoio técnico aos municípios alagoanos e realizando capacitações periódicas, com foco no diagnóstico precoce e no tratamento em tempo oportuno dos pacientes com tuberculose.

"O Estado segue cumprindo sua missão, em parceria com administrações municipais e o Ministério da Saúde, atuando para assegurar o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento a todos os alagoanos", destacou o gestor da saúde estadual.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL