PREFEITURA SANTANA

Vigilância Sanitária Estadual orienta sobre cuidados ao comprar o pescado, mariscos e crustáceos para a Semana Santa

Demanda por peixes, siri, sururu e camarão aumenta nesta época do ano mas o cuidado na hora da aquisição deve ser redobrado

Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau em 26/03/2024 às 15:26:26
Marco Antônio / Ascom Sesau

Marco Antônio / Ascom Sesau

Durante o período da Semana Santa a procura por pescado, mariscos e crustáceos aumenta consideravelmente em toda Alagoas, assim como ocorre nos demais estados brasileiros. E para assegurar que o período seja aproveitado de forma segura, sem o risco de intoxicações alimentares, a Vigilância Sanitária Estadual orienta a população na hora de adquirir o produto.

De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, para a população não desenvolver problemas de saúde por causa do peixe, sururu, maçunim e camarão da Semana Santa, o primeiro passo deve ser na escolha do produto. "A população deve ficar atenta para os aspectos que estes produtos apresentam nos supermercados, mercados públicos, nas feiras livres ou nas balanças", salienta.

Paulo Bezerra ressalta que, na hora de comprar o peixe, o consumidor deve atentar para alguns pontos cruciais. "Com relação aos olhos, devem estar salientes e translúcidos e as guelras não podem conter limo e a cor deve ser avermelhada. Também é importante fazer uma leve pressão com o dedo na superfície do produto e, neste caso, a pele deve voltar ao mesmo nível rapidamente", diz.

O gerente da Vigilância Sanitária Estadual destaca outra característica que deve ser observada ao escolher o pescado para a Semana Santa. "As escamas não devem soltar com facilidade do produto. Caso contrário, esse peixe já entrou em processo de deterioração e não deve ser comprado de forma alguma", alerta, ao frisar: "Caso isso ocorra, a Vigilância Sanitária Municipal deve ser acionada".

Mariscos e crustáceos

Quanto aos cuidados que devem ser adotados pela população na hora de comprar o camarão, o sururu ou maçunim para a Semana Santa, Paulo Bezerra enumera dicas que fazem toda a diferença para adquirir estes produtos com qualidade. "Para comprá-los, a pessoa deve pegar uma unidade de cada e apertar de leve para sentir a textura, que lembra a de uma borracha. Se, com a pressão, os produtos esmigalharem, eles já estão em processo de decomposição e não devem ser adquiridos", recomenda.

Outra característica que deve ser observada no sururu é a cor, ainda conforme o gerente da Vigilância Sanitária Estadual. "Se o consumidor perceber uma cor amarela muito forte, com certeza foi adicionado corante e não deve ser considerado como um bom produto, já que qualquer aditivo externo ao alimento não é saudável. No caso do camarão, o cliente deve segurar a cabeça e a cauda, puxando levemente. É necessário olhar as pernas e, se tiver manchas pretas, o item já está velho", destaca.

Descongelamento

No caso das pessoas que compraram o pescado, mariscos e crustáceos com antecedência e congelaram, é necessário adotar alguns cuidados para que eles mantenham o gosto e cheiro característicos ao descongelá-los. "Para isso, o produto deve ser retirado do freezer e colocado na geladeira, dentro de uma vasilha, para o descongelamento ser feito de maneira uniforme. Não é recomendado descongelar e congelar o alimento diversas vezes, o que pode levar a perda das características do produto", orienta.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL