PREFEITURA SANTANA

Sesau renova programa Tele Nordeste para assegurar consultas por telemedicina na Atenção PrimĂĄria

Iniciativa assegura consultas especializadas nas Unidades BĂĄsicas de SaĂșde, atravĂ©s de parceria com o Hospital da BeneficĂȘncia Portuguesa

Por Fabiano Di Pace - Ascom Sesau em 26/03/2024 às 15:28:42
Marco Antônio - Ascom Sesau

Marco Antônio - Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) renovou, por mais trĂȘs anos, o convĂȘnio com o Ministério da Saúde (MS) para execução do Programa Tele Nordeste, que assegura consultas por telemedicina na Atenção PrimĂĄria dos 102 municípios alagoanos. A cerimônia de assinatura do termo de adesão ao serviço, executado em parceria com o Hospital da BeneficĂȘncia Portuguesa de São Paulo, ocorreu nesta terça-feira (26), na sede da pasta estadual da saúde, no bairro JaraguĂĄ, em Maceió.

O Programa Tele Nordeste foi criado pelo Ministério da Saúde para ampliar o alcance e a resolutividade dos atendimentos especializados na Atenção PrimĂĄria. Segundo a gerente de Atenção PrimĂĄria da Sesau, Karini Omena, o programa funciona por meio da modalidade de teleinterconsulta e proporciona consultas com especialistas, através de um convĂȘnio com o Hospital da BeneficĂȘncia Portuguesa de São Paulo, que disponibiliza os médicos.

"Por meio de consultas com médicos do Hospital BeneficĂȘncia Portuguesa de São Paulo, em parceria com as equipes da Estratégia Saúde da Família, localizadas nas UBSs [Unidades BĂĄsicas de Saúde], promovem o acesso a especialistas difíceis. Com isso, os moradores não precisam se deslocar até as grandes cidades para se consultar com profissionais especializados em cardiologia e endocrinologia, por exemplo", destacou a gerente de Atenção PrimĂĄria da Sesau.

Para a coordenadora médica do Hospital da BeneficĂȘncia Portuguesa de São Paulo, Mônica Molina, a parceria amplia a resolutividade da Atenção PrimĂĄria e a segurança clínica dos pacientes. "Com o acesso a consultas especializadas, o paciente ganha em agilidade e conforto, evitando o deslocamento para grandes centros de referĂȘncia", explicou.

Segundo o secretĂĄrio de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Programa Tele Nordeste é extremamente importante, pois amplia o leque de atuação nas unidades de saúde junto às equipes da Estratégia Saúde da Família.

"Com a telemedicina o paciente pode agendar uma consulta com um especialista, indicado pelo clínico-geral, e ser atendido em uma consulta simultânea, realizada entre o seu médico da família e o clínico especializado, além de qualificar os profissionais da Atenção PrimĂĄria", ressaltou.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL