PREFEITURA SANTANA

Hemoal realiza coletas externas em Arapiraca e Coruripe nesta quinta-feira (11)

Ações simultâneas visam estabilizar o estoque do hemocentro, que dispõe de apenas 102 bolsas, quando deveria contar com no mínimo 400

Por Josenildo Törres - Ascom Sesau em 10/04/2024 às 18:32:39
Carla Cleto - Ascom Sesau

Carla Cleto - Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas coletas externas de sangue nesta quinta-feira (11), simultaneamente em Arapiraca e Coruripe. As ações visam estabilizar o estoque do órgão, que deveria dispor de no mínimo 400 bolsas, mas conta com 102, o que corresponde a apenas 25,5% do percentual necessário.

Em Arapiraca, a ação itinerante vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores Familiares de Batingas, localizada no sítio Batingas. Já em Coruripe, a iniciativa externa será realizada das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão.

De acordo com a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, apenas a solidariedade do povo alagoano pode reverter o estoque crítico do órgão. Por isso, mais uma vez, o hemocentro alagoano conta com o espírito altruísta das pessoas que têm boa saúde, entre 16 a 69 anos de idade e peso mínimo de 50 quilos.

"Para se ter uma ideia, nesta quarta-feira [10], contamos com apenas três bolsas de sangue da tipagem A Negativa, duas bolsas da tipagem O Negativa e nenhuma da B Negativa. Uma situação complexa, que nos leva a realizar a atender aos casos de urgência e emergência, não sendo possível atender as demandas eletivas", informou Verônica Guedes.

Para doar sangue, é necessário seguir Portaria do Ministério da Saúde (MS) que estabelece os pré-requisitos para doar sangue. Além dos citados pela diretora do Hemoal, é necessário também comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto. O candidato à doação de sangue também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis, além de hepatite, após os 11 anos de idade.

"Salientamos que os candidatos à doação de sangue resfriados, com Influenza e Covi-19 não podem doar sangue e, caso tenham colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue é vetada por um ano. Esclarecemos, ainda, que é necessário dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação de sangue e, o consumo de bebidas alcoólicas fica proibido pelo período de 24 horas anteriores à doação de sangue", frisou Verônica Guedes.

Postos de coleta

Além dos postos volantes, os voluntários podem doar sangue nos postos de coleta fixos do Hemoal, que funcionam na capital e no interior. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.

Já no interior, as doações de sangue podem ser realizadas em Arapiraca, na Unidade Eldorado, que funciona na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O órgão atende de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como, aos sábados, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL