PREFEITURA SANTANA

Olimpíadas Brasileiras de Física e de Ciências estão com inscrições abertas

Estudantes da rede estadual somaram 40 medalhas nas duas competições em 2023

Por Ana Paula Lins/Ascom Seduc em 12/04/2024 às 15:50:55
Thiago Athaíde e Ana Paula Lins/Ascom Seduc

Thiago Athaíde e Ana Paula Lins/Ascom Seduc

As escolas alagoanas já podem inscrever seus estudantes nas edições 2024 de duas das mais importantes olimpíadas de conhecimento do país: a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). As inscrições nas duas competições devem ser feitas nos sites www.obfep.org.br e www.onciencias.org.

Em 2023, a rede estadual de Alagoas somou 40 medalhas nas duas competições.

OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas está com inscrições abertas até o dia 3 de junho e é direcionada para estudantes de escolas estaduais, municipais e federais do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio, além de seus respectivos correspondentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As provas estão marcadas para os dias 20 de agosto (1ª fase) e 23 de novembro (2ª fase).

Em 2023, 17.597 estudantes da rede pública de Alagoas foram inscritos na OBFEP, número que fez com que o estado fosse o terceiro maior em número de escolas inscritas na olimpíada. Deste quantitativo, 15.555 estudantes foram da rede estadual de ensino, o que equivale a 88,3% do total de inscritos.

ONC

Já a Olimpíada Nacional de Ciências está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto. As provas estão agendadas para o período de 15 a 17 de agosto (1ª fase) e 12 a 13 de setembro (2ª fase). Uma das mais complexas olimpíadas de conhecimento do país, a ONC reúne em sua prova conteúdos de astronomia, biologia, física, história e química.

Podem ser inscritos estudantes de escolas públicas ou particulares do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, além de alunos da 4ª série do ensino técnico. As provas são online, mas caso a escola não tenha possibilidade de aplicá-las digitalmente, pode solicitar envio de PDF para aplicação impressa. Neste caso, a solicitação de aplicação dos testes impressos deve ser assinalada logo no ato de inscrição na olimpíada e com pelo menos 15 dias de antecedência em relação às provas da primeira fase.

Em 2023, a ONC teve 84 mil inscritos em Alagoas, com um aumento considerável de participantes da rede estadual.

Benefícios

Além de enriquecer seus conhecimentos nestas disciplinas, a participação nas olimpíadas traz diversas vantagens para os participantes. Os estudantes medalhistas podem concorrer às vagas olímpicas em universidades como a Unicamp e a USP sem precisar se submeter a um vestibular. Além disso, no caso da OBFEP, os medalhistas também têm a chance de receber bolsas de iniciação científica.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL