PREFEITURA SANTANA

Uncisal recebe estudantes de Cabo Verde e do Haiti em programa de internacionalização

Rísia Freire e Vedeline Fleurand vão cursar a graduação em Fonoaudiologia e Enfermagem

Por Eduardo Almeida / Ascom Uncisal em 12/04/2024 às 15:53:46
Cortesia

Cortesia

Como parte de sua política de internacionalização, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) recebeu, nesta sexta-feira (12), estudantes originárias de Cabo Verde e do Haiti. Rísia Freire e Vedeline Fleurand chegam ao Brasil para cursar a graduação em Fonoaudiologia e Enfermagem respectivamente.

As duas desembarcam em Alagoas após seleção feita pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PECG), que é uma iniciativa do governo brasileiro que visa promover a cooperação educacional e cultural entre o Brasil e outros países. A universidade já conta com estudantes da Guatemala e de Cabo Verde.

Rísia Xiomara Ribeiro Tavares Freire, originária de Cabo Verde, afirma que, desde os cinco anos, sonhava em estudar no Brasil. Segundo ela, os planos iniciais eram cursar Medicina. Mas a aprovação em Fonoaudiologia, por meio do programa desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores, foi bastante comemorada.

"Agradeço a todos pelo acolhimento recebido na Uncisal. Tem sido uma experiência muito positiva. Não tinha ideia do que era Fonoaudiologia, porque meu sonho era cursar Medicina. Conheci a área e hoje enxergo uma boa oportunidade para crescer e também para ajudar o meu país", destacou Rísia Xiomara Ribeiro Tavares Freire.

Para recepcionar as novas estudantes, a Reitoria da Uncisal e a Assessoria de Relações Internacionais preparam um momento de acolhimento. Na oportunidade, o reitor Henrique de Oliveira Costa desejou as boas-vindas e lembrou que a universidade conta com uma ampla estrutura para suporte à comunidade acadêmica.

"A Uncisal dispõe de estrutura por meio de suas pró-reitorias e por de suas assessorias para garantir suporte não apenas no processo de aprendizagem, mas no processo de adaptação e de intercâmbio cultural que vocês iniciam a partir de agora. Sem dúvidas, será uma experiência bastante enriquecedora para todos", observou Henrique Costa.

A vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, lembrou que a chegada das estudantes de Cabo Verde e do Haiti faz parte do processo de internacionalização que tem se intensificado ao longo dos últimos anos. "Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas a Uncisal tem avançado muito em expandir suas fronteiras", expôs.

Por fim, o assessor de Relações Internacionais da Uncisal, Felipe Rebelo, disponibilizou a estrutura do setor para apoiar o desenvolvimento das estudantes. "Temos buscado dar todo suporte às estudantes, no sentido de garantir a melhor experiência para elas em nossa instituição e em nosso estado. A Arinter tem se dedicado a aperfeiçoar essa relação entre estudantes estrangeiros e a comunidade local", concluiu.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL