PREFEITURA SANTANA

Casal aprova RD que institui trabalho home office no mês de março

Nos setores administrativos, pelo menos um terço dos colaboradores devem estar na empresa diariamente

Por Ascom/Casal em 24/02/2021 às 20:06:11

A Diretoria da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) aprovou, em reunião nesta terça-feira (23), a Resolução (RD) 004/2021, que institui, entre outras medidas, a possibilidade de trabalho home office para colaboradores de setores administrativos durante todo o mês de março, iniciando já na próxima segunda-feira (1º).

De acordo com a RD, ao menos um terço dos colaboradores de cada setor administrativo devem estar presencialmente na empresa todos os dias, de modo alternado com os que estão em home office. Ou seja: enquanto um terço trabalha na empresa, os outros dois terços trabalham em casa. No dia seguinte, um terço dos que estavam em casa devem ir para a empresa, já aqueles que estavam na empresa trabalham em casa.

A medida foi adotada, de acordo com a Diretoria, em virtude da nova onda de contaminação pelo coronavírus, causador da Covid-19, que está provocando uma pandemia no Brasil há mais de um ano. A intenção é preservar a saúde dos trabalhadores da Companhia e frear a disseminação do vírus.

Para os operadores, fica instituído, conforme a RD 004/2021, o regime de escala corrida de 24 horas, de modo a garantir a continuidade dos serviços prestados diariamente. Essa possibilidade, porém, fica a critério de cada gerente, que vai poder analisar se ela é viável ou não em sua unidade e planejá-la de modo a não prejudicar o andamento dos serviços.

Já para as equipes de trabalho externo, a RD institui o regime de escala de seis horas diárias, também de modo que não prejudique a realização dos trabalhos.

As situações excepcionais detectadas no decorrer do novo regime de horário deverão ser analisadas pelo chefe de cada setor juntamente à respectiva Diretoria. Além disso, o responsável pelo setor deverá manter todos os meios de comunicação, tais como telefone, e-mail, etc., sempre disponíveis e acessíveis.

Cabe ao chefe de cada setor, também, após elaborar a escala de trabalho contendo nome, número de matrícula e horário de trabalho de cada colaborador, entregá-la à Superintendência de Recursos Humanos (Surhu), o que pode ser feito por meio do Sistema SEI.

Outras medidas da RD

O atendimento presencial ao público interno nos setores vinculados à Superintendência de Recursos Humanos (Surhu) fica suspenso no mês de março, devendo ser realizado somente pelos seguintes canais: por telefone, whatsapp ou e-mail (SURHU: 3315­3113/98884-6040 – [email protected]); GEDEP/SUPTBES: 3315­3020 98883.7584 – [email protected], [email protected]; SUPPES – 3315-3035/3038 – [email protected]; GESMET: 3315­ [email protected], tairo.fonseca@casal,al.gov.br e [email protected].

Também fica suspenso o atendimento presencial do público externo nas dependências da empresa, de modo a ser realizado pelos meios telefônicos, através do 0800 082 0195, Whatsapp (82) 98139-9892, demais telefones das Unidades de Negócio da Companhia ou através do site www.casal.al.gov.br. Quanto ao atendimento por meio das Centrais JÁ, a Casal seguirá as orientações repassadas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que permite o atendimento presencial, desde que previamente agendado pelo site www.agendamento.seplag.al.gov.br.

A RD mantém as demais medidas de prevenção do novo coronavírus, entre elas o uso obrigatório de máscaras (qualquer modelo ou material, descartável ou não, desde que cubra boca e nariz simultaneamente) em todas as dependências da Companhia, seja por seus colaboradores ou visitantes esporádicos.

A medida também suspende viagens, visitas externas às instalações da Companhia, como Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações Elevatórias (EE) e reuniões com mais de 10 pessoas.

Ficam proibidas ainda, durante o prazo de vigência da Resolução, confraternizações em geral, como aniversários e despedidas, dentro de quaisquer instalações da empresa. A nova medida também determina reforço da limpeza de áreas comuns da empresa, bem como a continuidade da "Campanha de Prevenção ao Covid-19 – Coronavírus".



Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL