PREFEITURA SANTANA

Sesau alerta sobre os riscos no consumo de energéticos misturados com bebidas alcoólicas

Mistura pode provocar aceleração do batimento card√≠aco, arritmias card√≠acas, especialmente em pessoas que j√° possuem problemas cardiovasculares

Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau em 09/02/2024 às 18:50:22
Olival Santos / Ascom Sesau

Olival Santos / Ascom Sesau

Com a chegada das festas de Carnaval e o aumento do consumo de bebidas alcoólicas por parte da população, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) alerta para os riscos de mistur√°-las com energéticos.

O médico cardiologista do Hospital do Coração Alagoano, Pedro Albuquerque, explicou que essas bebidas possuem uma alta concentração de cafeína e taurina, que provocam uma sensação de bem-estar e afastam o cansaço.

"São bebidas liberadas, mas, como todas as subst√Ęncias, não devem ser consumidas em excesso, sob o risco de provocarem arritmias cardíacas, especialmente em pessoas que j√° possuem problemas cardiovasculares", destacou Pedro Albuquerque.

O consumo de energético também pode provocar um aumento no consumo de √°lcool devido ao seu efeito mascarador. "Os energéticos podem diminuir a sensação de embriaguez, fazendo com que a pessoa consuma mais bebida alcoólica, o que aumenta o risco de intoxicação etílica", reforçou o cardiologista.

O médico lembrou ainda que o principal cuidado é o consumo respons√°vel e manter-se hidratado durante o período. "É importante consumir bastante líquidos como √°gua e sucos naturais junto com a bebida alcoólica para proteger o organismo de efeitos mais nocivos", ressaltou.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Coment√°rios

DETRAN AL